As cirurgias dermatológicas, também chamadas de “pequenas cirurgias”, têm finalidades estéticas e clínicas.
Os profissionais que realizam tais intervenções devem, obrigatoriamente, ser médicos especializados e aprovados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essa modalidade de tratamento abrange fins diversos, promovendo a retirada ou modificação da pele e tecido subcutâneo local.
Abrangente, a cirurgia dermatológica engloba tratamentos para melhorar a qualidade de vida, autoestima dos pacientes e para promover curas, em casos possíveis.
Os processos diagnósticos, cosmiátricos e oncológicos são alguns exemplos. Dentre os procedimentos, podemos destacar: retirada de pintas e sinais,cistos,eletrocoagulacoes, preenchimentos e remoção de cânceres de pele.
Dependendo das condições clínicas do paciente e do tamanho das lesões, o procedimento pode ser realizado na sala de pequenas cirurgias do consultório dermatológico, sob anestesia local. O procedimento geralmente é simples e seguro. O paciente retorna para casa e, em geral, logo pode retomar as atividades diárias.
As “pequenas cirurgias” se utilizam do que existe de mais moderno em terapêutica médica e aparatos tecnológicos. Elas se dividem em categorias:
- Cirurgia básica: remoção de pintas, cistos, etc.;
- Cirurgia avançada: retirada de tumores e cânceres de pele, enxertos etc.;
Obs.: Caso o acometimento seja mais extenso, é necessário que a intervenção seja feita em hospital, com o apoio de equipe cirúrgica.